O lixo e a sociedade de consumo no Brasil

Envie sua redação para correção
    No ciclo da natureza tudo passa por um processo de transformação e, após isso, retorna ao ínicio; caracteriza assim o conceito do químico Lavosier que nada se cria, tudo se transforma. Entretanto, ao longo da história, o homem aprendeu a manipular essas transformações, que gerou distúrbios, para manter o crescente consumo de produtos da sociedade e auxilia na elevada produção de lixo.
     Convém avaliar, dessa forma, que o atual crescimento do consumo agrava a sustentabilidade do Brasil. Uma vez que, esse consumo, instigado pelas mídias e pela necessidade de afirmação na sociedade, promove a redução da sustentabilidade, pois esse consumo, além de ser concentrado aos mais afortunados, gera o enaltecimento das coisas em detrimento do ser e a banalização dos recursos naturais que está relacionado à riqueza do Brasil e o sentimento de inesgotamento deles. Prova disso é o rio Tiête, em São Paulo, que não abriga vida e de acordo com o IBGE, esse fato foi causado pela liberação de resíduos da indústria têxtil e da cidade.
     Deve-se pautear, também, que o exacerbado consumo de produtos e seu padrão de descartável eleva a produção de lixo no Brasil. Isso porque, vários produtos utilizados cotidianamente são, na mesma medida, descartados, até mesmo produtos duráveis – tais como smartphone- Possuem vida contada caracterizando a obsolescência programada, à medida que a produção de lixo cresce, o Governo falha em medidas que visem reutiliza-los de forma a reduzir os resíduos humanos no mundo. Prova desse fato é que, de acordo com o IBGE, apenas 43 municípios têm programas completos de tratamento de coleta, tratamento e reutilização.
     Portanto, a fim de sanar esses problemas o Ministério Público deve atuar na esfera jurídica e social, primeiramente deve obrigar e fiscalizar empresas a possuírem atitudes sustentáveis – como a reciclagem da matéria prima- além de criar premiações para àquelas que fizerem com excelência e, ainda, deve promover vídeos palestras nos meios digitais, obrigatório na empresa, a fim de alcançar o maior público e tornar possível a alteração da consciência deturpada acerca do inesgotamento da natureza. Ademais, o Ministério do Meio Ambiente, deve criar medidas públicas para reutilização dos materiais utilizados cotidianamente, promovendo centros de beneficiamento nos municípios para regressar o lixo à sua situação de matéria prima, promovendo um ciclo completo da fabricação de produtos evitando desperdício.