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Enviada em: 21/06/2019

"Inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente." Essa frase de Paul Atson, co-fundador da ONG ambiental Greenpeace, revela a necessidade da sustentabilidade no mundo contemporâneo. Entretanto, no contexto vigente, hábitos de consumo desenfreado são um problema que resultam em enormes quantidades de lixo, gerando impactos prejudiciais à natureza e a sociedade.  É válido abordar, inicialmente, que a sociedade do consumo é reflexo das influências externas e da fragilidade das relações atuais. No pós Segunda Guerra Mundial, o modo americano de viver,disseminado em diversas partes do mundo, estimulava por meio de anúncios publicitários a obtenção demasiada de recursos como eletrodomésticos e automóveis. Analogamente ao panorama moderno, o "bombardeio" de informações apelativas diariamente induz o consumidor a assumir uma postura passiva e alienada, em que a compra é vista, muitas vezes, como forma de preenchimento de lacunas emocionais e inserção no mundo conectado e globalizado. Com efeito, é gerado uma grande quantidade de rejeitos disponíveis, o que acarreta danos ambientais de grande proporção, a exemplo grandes lixões que geram substâncias tóxicas e contaminam o solo, lençóis freáticos e recursos hídricos.  Em segundo plano, é necessário abordar que segundo o filósofo francês Jean Paul Sartre, o ser humano é livre e responsável e cabe a ele escolher seu modo de agir. Contudo, atos de consumo inconsciente e compulsivo provam o contrário dessa máxima, em que a compra de bens desnecessários e de curta duração é recorrente nesse cenário. Desse modo, tais produtos satisfazem momentaneamente os desejos dos indivíduos, mas rapidamente são descartados, o que acarreta entre outros problemas, a questão do lixo, o qual se não destinado de forma correta pode gerar prejuízos ao meio ambiente.  Portanto, o consumo exagerado no Brasil é um problema que gera malefícios. Faz-se necessário que o Governo Federal conscientize a população por meio de uma parceria com a mídia em que  promova campanhas publicitárias e ficções engajadas sobre o consumo responsável e inteligente. Além disso, deve formular eventos sociais, aulas e  palestras nas escolas sobre os 3 R's: "Reduzir, reutilizar, e reciclar.", fazendo oficinas de reciclagem de produtos não usados. Assim, o problema será atenuado, contribuindo para o bem comum da sociedade.