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Enviada em: 24/06/2019

No limiar do século XXI o indivíduo te se tornado escravo do mercado consumidor dia após dia. Essa situação é fruto inegável de que as pessoas procuram os prazeres nas coisas de bens materiais pouco duráveis ou apenas por estarem em alta. Sob esse aspecto, é relevante compreendermos as reais causas do aumento de lixo e o consumismo para o Brasil.  Em primeiro plano, deve-se dizer que o consumo é uma das grandes causas do aumento de lixo nas cidades. Isso ocorre, porque estamos a todo momento comprando sem parar seja roupas, eletrodoméstico, eletrônicos, ninguém para pra se questionar de onde e como aquele produto chegou as prateleiras do mercado ou até mesmo o custo do transporte, se foi barato ou não.  Além disso, é imprescindível considerar que a indústria faz o produto propositalmente para ser descartado rapidamente pelas pessoas para que possam voltar as lojas e comprar o mesmo produto. Tal problemática acontece em virtude do medo de reduzir o consumo, se um produto passa a durar por um longo tempo terá pouco lucro e a fábrica poderá ir a falência.  Outro fator interessante para se discutir é a manipulação que a TV tem em cima dos produtos, ela passa uma imagem "deslumbrante" e "perfeita" sobre as mercadorias. As propagandas nunca mostrou o processo desde o início, o quanto de recursos naturais foram extraídos da natureza, florestas desmatadas, produtos tóxicos poluindo o ar. Tal situação reflete a falta de percepção do quão isso pode gerar um problema que mais tarde a natureza irá cobrar dos seres humanos.  Fica evidente, portanto, a necessidade da ONU Meio Ambiente (Programa das Nações Unidas Para O Meio Ambiente) usarem sua voz através de campanhas e mídias sociais, um meio que atinge um grande público para nos mostrar o efeito que isso pode acarretar na sociedade, trazendo problemas gravíssimos como doenças por causa dos produtos tóxicos ou problemas ambientais ocasionados pelos lixões de uso inadequados  expostos ao ar livre.