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Enviada em: 25/06/2019

A preocupação com o excesso de lixo está presente na sociedade brasileira. Nesse cenário, o consumismo da população tem um papel importante. A partir disso, é necessário destacar alguns aspectos relevantes, como o gerenciamento de lixo e a cultura de consumo.   Inicialmente, nota-se que há algumas opções para gerenciar o lixo produzido, como, por exemplo, o armazenamento, a incineração e a reciclagem. Nesse sentido, é possível perceber que o primeiro gera a contaminação do solo e da atmosfera, principalmente quando é feito em lixões. O método de incineração, por sua vez, elimina o estoque de lixo e não contamina o solo, mas causa uma imensa poluição atmosférica, o que o torna ineficiente. Por outro lado, a reciclagem de dejetos orgânicos e inorgânicos só acarreta em benefícios ao meio ambiente e à economia, visto que a matéria prima é sempre reutilizada.     Em paralelo a tudo isso,  a cultura do consumo tem se mostrado decisiva nesse problema, uma vez que todo lixo é consequência dela. Dessa forma, percebe-se que é preciso educar a população, de modo que a mesma possa analisar com criticidade as suas reais necessidades de consumo. Outrossim, é necessário que se crie políticas públicas com o poder de inibir a produção de produtos, como os plásticos, que são nocivos ao meio ambiente, fato que, felizmente, já acontece na Inglaterra, que proibiu a fabricação de canudos de plástico. Desse modo, o Brasil pode seguir o exemplo desses países desenvolvidos, os quais projetam um futuro com menos acúmulo de lixo.    Portanto, dado o exposto, é possível notar que o lixo é um problema com relevante potencial de dano e que ele está ligado ao consumo. Logo, é preciso que os poderes Executivo e Legislativo trabalhem, juntamente com a sociedade, a fim de criar uma logística de gerenciamento de lixo. Esta deve priorizar a reciclagem, que é sustentável. Além disso, é necessário criar uma nova cultura de consumo, com o intuito de desenvolver um senso crítico na sociedade, o que ajudará a resolver os problemas em questão.