Envie sua redação para correção
    No desenho animado da Fox Company "Os Simpsons'', é retratada uma sociedade movimentada por vícios e desejos formados por uma ideologia consumista. Nesse sentido, a trama foca na trajetória da família Simpson, índividuos da cidade fictícia de springfild, que são fortemente influenciados pela publicidade de produtos e ao seu consumo, mas não são instruídos ao descarte correto desses produtos. Fora da ficção, é fato que a realidade vivida pelos "Simpsons" pode ser relacionada a produção exarcebada de lixo na sociedade brasileira: gradativamente, aos fatores econômicos e educacionais que devem ser analisados, a fim de serem solucionados.
       A princípio, é possível perceber que, em função do capitalismo, os indivíduos são cada vez mais instigados ao consumo e, por conseguinte, a produção de mais lixo. Consoante ao filósofo Zygmund Bauman, vive-se na êpoca atual um período de liberdade ilusória, já que a população está presa a modelos econômicos que de forma ilusória tenta agradar o pensamento dos cidadãos. Dessa forma, as pessoas são instigadas cada vez mais a consumir e criar mais lixo como ocorrido nos "Simpsons".
        Em segundo Plano, é relevante que, o ideal de vida dos indivíduos consumistas é instruído pelo padrão exposto pela mídia, com o intuito de educar a sociedade ao consumo. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele, haja vista que, a educação é formadora de conceitos e padroniza o pensamento de todos, tal qual faz a mídia com sua publicidade. Desse modo, a sociedade brasileira fica induzida as regras do capitalismo consumista.  
          É evidente, portanto, que o estado tome providências para amenizar o impasse. Com objetivo de conscientizar a população brasileira a respeito do problema, urge que o Ministério da Educação (MEC) crie, por meio de verbas governamentais, campanhas nas redes sociais que detalhem como está sendo o destino do lixo consumido e advirtam os internautas dos riscos à natureza, buscando gerar novos hábitos na sociedade. Assim, será possível apagar o pensamento consumista visto na série "Os Simpsons".