Envie sua redação para correção
    Desde do fim da Guerra Fria, em 1985, e a consolidação do modelo econômico capitalista, cresce no mundo o consumo desfreado. Diante disso, a produção de lixo também apresentou aumento fator que pode provocar diversos problemas ambientais. Ademais, além da população consumir cada vez mais, esses rejeitos produzidos pelo alto consumo ocasionalmente não são descartados de maneira correta o que contribui para a intensificação da problemática ambiental. 
        Convém ressaltar, a princípio, que a partir da mecanização da produção, o estímulo ao consumo tornou-se um fator primordial para a manutenção do sistema capitalista. De acordo com Karl Marx, filósofo alemão do século XIX, para que esse incentivo ocorresse criou o fetiche sobre a mercadoria: construindo-se a ilusão que a felicidade seria alcançada a partir da compra do produto. Nesse contexto, muitos indivíduos compram para terem esse momentâneo prazer, consequentemente produzindo mais resíduos. Nesse sentido, essa prática de compra muitas das vezes sem necessidade provoca diversos impactos,como exemplo o gasto cada vez maior de recursos naturais para a produção desses produtos,além do aumento da produção de lixo.
       Outrossim, esses fatores citados acima juntamente ao descarte inadequado dos resíduos provocam diversos problemas na natureza, como a contaminação dos lençóis freáticos, uma vez que quando um indivíduo joga lixo em locais inapropriados, como em terrenos vazios esse refungo produz chorume líquido escuro produzido pelo lixo que provoca a contaminação do solo e da água. Além disso, depositar resíduos inadequadamente também pode provocar a proliferação de mosquitos que transitem  doenças,como exemplo o Aedes Aegypti,que são transmissores da dengue, zika , e chikungunya. Ademais, a falta de conscientização do corpo social sobre a importância da separação do lixo para a reciclagem também contribui para a intensificação dessa problemática.
        Destarte, é preciso que o governo juntamente ao Ministério da Educação crie um  projeto para ser desenvolvido nas escolas aos finais de semana aberto para alunos e comunidade esse programa pode oferecer palestras ministradas por docentes capacitados pelo governo, com o tema sobre a importância do consumo consciente, bem como alertando a população sobre como a produção de lixo causa impactos no planeta. Nesse projeto também pode ter oficinas dirigidas por universitários de engenharia ambiental, ensinando  como descartar o lixo corretamente, como fazer a separação para a reciclagem e orientar onde são os postos de entrega dos recicláveis, além de também oferecerem ensinamento de como se fazer compostagem em casa para a separação das sobras orgânicas, nessas oficinas também pode ser ensinados como reutilizar alguns produtos que ainda pode ser uteis.