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Enviada em: 05/07/2019

O químico francês Antoine Lavoisier explicou que nada se cria e perde, tudo se transforma, dessa forma, é possível entender e relacionar que os produtos consumidos, eventualmente viram lixo. Assim, como há um intenso consumo no Brasil, há muito lixo também, o que tem se convertido em problema nacional: locais para despejo de tanto material estão se tornando escassos.   Primeiramente, a Indústria Cultural explica o intenso consumismo, característica primordial do capitalismo, como sendo oriundo da massificação comportamental, imposta pela mídia: esta reproduz milhares de vezes um produto, por exemplo, e com o tempo, uma parcela majoritária da população quer obtê-lo. Sendo assim, o consumo é incentivado drasticamente, passando a ser irracional. Além disso, com a Terceira Revolução Industrial, os produtos comercializados têm um tempo limite de uso (obsolescência programada) e à medida que se esgota o uso da mercadoria, esta é jogda fora e outra é comprada.   Desse modo, percebe-se que quanto mais se compra, mais lixo é produzido. Consequentemente, os locais para depósito de detritos vão se esgotando, tornando-se então um problema. Por exemplo, a cidade de São Paulo coleta, por dia, cerca de 14 milhões de quilos em lixo, de acordo com o Instituto GEA- Ética e Meio Ambiente, e há dificuldade em dispô-lo em locais apropriados. Ademais, há esta questão: segurança para o ecossistema diante do material depositado, isto é, quando posto em lixões, tendo como modelo, ocorre poluição do solo, água e ar, e atinge muitos quilômetros ao redor dele, podendo causar danos aos indivíduos.    Portanto, medidas são necessárias para reverter esses problemas, tais como: o Governo deve criar leis para haver mais construções de aterros sanitários, que tratam gases e líquidos resultantes da decomposição de materiais; concomitantemente, os Municípios precisam fiscalizar o cumprimento dessas leis e combater a permanência dos lixões em suas áreas, a fim de impedir maior poluição. Como também, é importante conscientizar a população brasileira sobre a mudança de hábitos, para isso, a esfera midiática junto à sociedade, podem promover palestras; visitas a lixões, para ver a insalubridade local; ensinamentos como reciclar, reutilizar e reduzir; tudo isso para fomentar a redução da síntese de lixo e haver harmonia com o meio ambiente.