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Enviada em: 09/08/2019

A produção de lixo começou a crescer vertigenosamente, a partir da Segunda Revolução Industrial, pois os produtos para consumo passou a ser fabricados em massa. No entanto, apesar desse crescimento ser favorável para a economia do país, o aumento da produção de lixo é um empecilho, uma vez que o lixo contribui para diversos problemas ambientais. Nesse sentido, convém analisar o que leva o consumo aumentar.       Em primeiro lugar, destaca-se a questão da alienação mediática como causa. Isso acontece porque, de acordo com a Escola de Frankfurt, os meios de comunicação utilizam as artes para controlar o agir e o pensar das pessoas. Sob esse viés, evidencia-se tal controle por meio da propagandas, nas quais mostram as pessoas sorridentes e felizes consumindo. Desse modo, torna-se evidente, incontestavelmente, que a mídia contribui com o aumento da sociedade de consumo, visto que, as propagandas mostram que consumir é sinônimo de felicidade.       Outrossim, ressalta-se o sistema capitalista como impulsionador. Tendo em vista que um dos pontos centrais desse modelo econômico é a lucratividade, que é alcançado a a partir do consumo demasiado, contudo, outros fatores, como o aumento dos lixos, são negligenciados. Na concepção do sociólogo Karl Marx, o capitalismo visa lucros em detrimento dos valores. Desse maneira, fica claro, indubitavelmente, que esse pensamento comprova a relação entre o sistema capitalista e o aumento do consumo, tanto que, de acordo com o portal G1, o Brasil é quarto país que mais produz lixo.      Portanto, com o objetivo de atenuar essa problemática, cabe a Mídia evitar que as propagandas de caráter alienador sejam transmitida para a população, com o intuito de diminuir a sociedade de consumo e, consequetemente, a produção de lixo. Ademais, é dever da própria sociedade ter um consumo consciente, como, comprar coisas que realmente precisa.