Materiais:
Enviada em: 17/10/2018

Historicamente, a literatura é valorizada desde a Antiguidade. Como prova, a biblioteca de Alexandria se tornou famosa por ser um centro de conhecimentos matemáticos, astronômicos e poéticos. Todavia, apesar de exercer um papel fundamental na formação do intelecto, senso crítico e  das ideias, a literatura se vê menosprezada diante da sociedade hodierna. Nesse contexto, torna-se de extrema importância a discussão de seus impactos para o desenvolvimento do corpo social.   Em primeiro lugar, é notório que períodos como o Renascimento e a Revolução Científica mostraram a importância do conhecimento artístico e científico para o progresso intelectual da sociedade. Contudo, apesar de sua relevância ,a literatura é negligenciada perante o Estado brasileiro. Como prova do fato supracitado, a falta de leitura propicia um ambiente favorável à alienação populacional e impede a formação do senso crítico dos indivíduos.   Ademais, de acordo com o determinismo lamarckiano no qual a sociedade é moldado pelo ambiente em que vive, é perceptível que a falta de estímulo a leitura por parte da instituições educacionais e familiares juntamente com  a crença de que a literatura é algo supérfluo, trouxeram como consequência a desvalorização e o mínimo engajamento populacional perante as descobertas e valores que são transmitidos através dos livros, tornando o hominídeo pouco elucidado em face do mundo ao seu redor.   Portanto, para a resolução dessa problemática é necessário que o Ministério da Educação crie programas para estimular o contato com os livros ,como a criação de mais bibliotecas públicas ou programas de troca de livro usados, a fim de democratizar e facilitar o acesso a literatura. Outra alternativa, seria a mídia promover campanhas publicitárias mostrando os benefícios da literatura para o desenvolvimento intelectual da população infantil, com o fito de conscientizar o núcleo familiar a estimular a leitura desde a infância. Dessa forma, seria garantida uma sociedade mais democrática, sábia e empática.