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Enviada em: 15/11/2018

Atualmente, estimular a literatura permanece como um dos grandes desafios da educação brasileira. Antes esse desafio era devido à dificul-dade de acesso a livros, muito em função de preço e logística, mas hoje a concorrência com as redes sociais e a dinâmica do cotidiano prejudicam a produção e a percepção lúdica da realidade por parte dos leitores. O resga-te da literatura depende de uma transformação cultural.       Tal transformação não é uma tarefa fácil, pois estimular o hábito de leitura sempre foi uma missão de muitos professores por séculos. Essen-cialmente vinculada à evolução civilizatória, a leitura e a produção literária sempre estiveram intimamente vinculadas à forma como é construída a educação e é a expressão de liberdade de toda a sociedade. Uma prova disso é que todas as formas totalitárias de governo sempre buscaram reprimir a produção e o consumo literário como meio de dominar.        Nesse contexto, a literatura de ficção tem um papel muito importante: seu compromisso é com a criatividade, não com a realidade. Contudo, durante muitas décadas, mesmo essa literatura foi condicionada ao propó-sito de disseminação da norma padrão da língua portuguesa, inibindo siste-maticamente o processo criativo. De acordo com o pedagogo Edgar Kirchof, o pretexto de ensinar gramática empobreceu a visão lúdica da lite-ratura para crianças, criando nelas o frio sentimento de obrigação. Isso explica a resistência estrutural de muitos brasileiros para a literatura tradi-cional, utilizando suas competências de leitura em novas mídias, como as interações registradas em redes sociais, curtas e sem grandes propósitos.       Assim, é preciso resgatar a criatividade e o papel da literatura entre os adultos e estimular o hábito de leitura nas crianças. As secretarias municipais de educação devem disponibilizar bibliotecas interativas nas principais escolas, com livros e computadores, de forma a convidar toda a comunidade a conhecer a leitura em mídias tradicionais e eletrônicas. Por meio da participação de diversas gerações, o acesso à literatura em espa-ço público será uma expressão de criatividade, cidadania e democracia.