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Enviada em: 16/07/2017

A literatura é uma manifestação artística, a arte na palavra, assim,  possui o objetivo de verossimilhar sua temática com a realidade, ao se estabelecer de uma estrutura ficcional e muitas vezes crítica. Logo, ao questionar uma estrutura política, social e econômica, ela consegue formar valores no leitor que refletem na conjuntura da sociedade. Mas, na atualidade o número de leitores decresce, cerca de 70% da população brasileira não lê, desse modo, é imprescindível analisar como a tecnologia e a logística do consumo influenciam o problema.     Em primeiro lugar é necessário refletir, como a substituição do exercício da leitura por aparatos tecnológicos é um dos principais fatores que justificam esse problema. Devido a necessidade de interagir e buscar meios rápidos  de entretenimento, como afirma Bauman, na sua teoria da modernidade líquida, a qual as pessoas utilizam redes sociais, programas televisivos e videogames em detrimento da leitura, com objetivo de divertir-se fácil e rapidamente.      Além disso, nota-se, ainda que o mercado em sua constante busca pelo equilíbrio da lei da oferta e da procura contribui para esse déficit. As livrarias colocam os preços dos livros acima do que a maioria da população pode comprar e muitos destes, ficam estocados nas prateleiras , assim, não gera lucro para o escritor, o que também o faz desistir da sua profissão, pois não há rentabilidade.        Fica claro, portanto, que a literatura é formadora de opiniões, porém na atualidade está em um período de retrocesso, devido às novas configurações sociais. Dessa forma, é imprescindível que o Ministério da Educação crie projetos literários em conjunto com Ongs nas escolas, ao estabelecer temática lúdicas, com o objetivo de aumentar a empatia da população com livros. Ademais, as redes midiáticas devem ao promover campanhas acerca da importância da leitura no formação do intelecto do cidadão, para que haja aumento no números de leitores.