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Enviada em: 17/07/2017

A escrita é uma prática muito antiga da sociedade. O fazer literário, estando intrinsecamente relacionado com o contexto histórico, foi responsável por perpetuar culturas antigas e por demarcar as inquietações humanas dos séculos passados. Diante da gama de conhecimentos que este oferece, determina-se uma problemática no mundo atual pela escassez da leitura, seja pela ascensão desenfreada da tecnologia, seja pela falta de estímulo para cultuar tal hábito. No entanto, para que seja possível construir valores da sociedade por esta prática, é preciso que haja um incentivo para não desmistificá-la.     No início do século XXI, é possível correferir uma sociedade sendo altamente influenciada pela tecnologia. Os celulares e computadores substituíram, em grande parte, as bancas de livros, tornando os hábitos humanos mais voltados para a praticidade das inovações e regredindo a perpetuação de culturas, a formação de um pensamento baseado em teorias ancestrais e, consequentemente, a formação de valores de uma população. Dessa forma, as modernizações do universo contemporâneo crescem paralelas às perdas de um patrimônio rico em termos cognitivos.      Em segundo plano, é necessário ressaltar o pouco estímulo dado a essa esfera literária pelas instituições supremas. A falta de infraestrutura nas bibliotecas, a não adoção de maneira íntegra da leitura pelas escolas e o precário incentivo, por parte das famílias, à este costume, são alguns dos fatores desencadeadores para a deterioração gradual dessa arte. Portanto, para que seja possível utilizar o poder cognitivo desta para enriquecer a ideologia e formar os valores das gerações futuras, é necessário intervir neste processo.       No intuito de corroborar um maior incentivo à leitura pelos indivíduos, é necessário que os órgãos municipais visem a reestruturação civil e a renovação dos livros nas bibliotecas, para que haja maiores índices de uso deste espaço público. Os institutos educacionais, berço das ideologias, devem criar projetos literários, estimulando ao conhecimento das obras e aliando estes ao processo didático. As ações midiáticas, por fim, devem salientar a importância da família no que tange ao asseguramento da presença literária na formação humana, para ajudarem, dessa forma, a minimização da negligência deste patrimônio pelo homem hodierno.