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Enviada em: 27/08/2017

A partir da invenção da máquina de impressão tipográfica pelo alemão Johann Gutenberg no século XV foi permitido vislumbrar conhecimentos que proporcionou  na população renascentista anseios e reflexões que culminaram com o desenvolvimento intelectual e cientifico,nesse sentido,é possivel afirmar que a literatura tem função ativa não só porque dissemina anseios artisticos como também tem papel crucial na formação de valores da sociedade.     A falta de incentivo á leitura,infelizmente faz com que os jovens não se interessem pela literatura e não aflorem o senso critico.Uma das causas desse mal é que não há estimulo ao hábito de ler e, quando os textos literários são indicados nas  escolas, restringem-se á interpretação textual, sem debates ou análises,sendo que a literatura é uma representação simbólica da realidade.Por conseguinte, os estudantes não percebem como essa contribui ao seu desenvolvimento pessoal e critico,de modo que os individuos compreendam que são  agentes da transformação social e questionam a manutenção do senso comum.       Além disso, a literatura ajuda ao leitor a repensar os valores da sociedade e o incita a refletir sobre questões sociais. As narrativas de Jorge Amado,por exemplo, discutem sobre as camadas marginalizadas da região Nordeste e, por meio da vivência de seus personagens representam as mazelas ainda tão presentes no atual contexto, tais como a fome, a desigualdade econômica a falta de politicas públicas,como vistas na obra Capitães da areia.       Portanto, a literatura assume importãncia na formação de indivíduos e na construção de valore éticos.Para estimular o hábito de ler e, também,o interesse por textos literários, a escola deve promover rodas de leitura,discussão das obras e,ainda, explorar os temas para a apresentação de filmes e peças teatrais.Ademais,a midia pode atuar com a informação e a acessibilidade cultural.