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Enviada em: 02/05/2018

Foi no romantismo que a literatura brasileira iniciou o processo de independência diante da literatura portuguesa, mas foi apenas no Modernismo que houve a ruptura definitiva. A história literária no Brasil começou tarde em relação aos países da Europa e esse atraso reflete na falta do hábito da leitura na contemporaneidade. Isso, gera um problema, pois a literatura é uma ferramenta importante para a compreensão do passado brasileiro.       É primordial ressaltar que, o brasileiro lê, em média, um livro por ano, segundo o Ibope. Entre outros fatores, esse índice é resultado do contato tardio com a literatura na vida escolar, já que a disciplina "Literatura" é obrigatória apenas no Ensino Médio. Destarte, é responsabilidade dos professores decidirem se irão trabalhar com o prática da leitura no Ensino Fundamental e Infantil. Esse contato extemporâneo é resultado, também, da falta de incentivo familiar, uma vez que, se parcela dos pais não leem, seus filhos também não lerão.         Outro fator imprescindível, é que todas as manifestações literárias ao longo da história do país são reflexo do contexto histórico em que estão inseridas. Então, o leitor pode conhecer aspectos econômicos, políticos e sociais de outra época, contribuindo para o seu desenvolvimento crítico, através do conhecimento da história do país, ao mesmo tempo que instiga a sua criatividade e imaginação. Além disso, o desenvolvimento da leitura melhora a capacidade de interpretação, porquanto quem está lendo percebe o uso de figuras de linguagens e de novas palavras.        Por conseguinte, percebe-se que a literatura possui um papel fundamental no desenvolvimento do indivíduo. Para garantir que os brasileiros tenham acesso a isso, o Ministério da Educação deve promover a instauração da disciplina "Literatura" no Ensino Infantil e Fundamental, a fim de que os alunos detenham o acesso mais cedo a leitura, através do conhecimento de livros e autores. Para isso, o Ministério promoverá consultas via internet com os professores de toda a rede de ensino para decidir como a disciplina será abordada, bem como, quais livros deveriam ser disponibilizados a todas as escolas. Deste modo, a média de livros lidos aumentaria.