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Enviada em: 30/03/2018

Não são poucos os fatores envolvidos na discussão acerca do papel da literatura na sociedade contemporânea. A leitura exerce papel fundamental na formação do cidadão, contribuindo para o desenvolvimento do senso crítico e para o crescimento intelectual e cultural. Contudo, a maior parcela da sociedade não possui o hábito de ler, mostrando-se muitas vezes desinteressada. Dessa forma, basta observar como a falta de incentivo à leitura e o método maçante das escolas pode colaborar para a atual situação. Logo, compreender os aspectos que levam a esse cenário é fundamental para alcançar melhorias.    Em primeiro lugar, vale ressaltar que segundo pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro, 30% da população brasileira nunca comprou um livro. Isso acontece, principalmente, devido ao descaso nacional pela leitura. As famílias deveriam ser as primeiras a incrementarem a leitura na rotina das crianças, despertando o prazer e o hábito de ler. Contudo, no Brasil a cultura da oralidade é muito mais forte do que a cultura letrada. Por certo, decorre em razão do governo desde os primórdios não ter investido e incentivado suficientemente a leitura. Para constatar, basta observar a falta de investimentos na atualização do acervo, na criação de bibliotecas ou na manutenção das já existentes.    Ainda nessa questão, é fundamental pontuar que o método atual de inserção da leitura nas escolas não é estimulador. De acordo com Paulo Freire, importante educador e filósofo brasileiro, é preciso que a leitura seja um ato de amor. No entanto, essa não é a realidade de milhares de alunos do ensino médio e superior. As instituições de ensino não incentivam mais a leitura diária, mas sim a leitura obrigatória como forma de avaliação. Assim, o indivíduo que já é envolvido pela era digital, considera a leitura apenas como um caminho para a obtenção de notas altas, sem compreender ou apreciar o conteúdo do livro.   Nesse sentido, ficam evidentes, portanto, os elemento que colaboram para o atual quadro negativo do país. Ao Ministério da Educação, cabe incluir na grade escolar aulas de literatura desde o início do ensino básico, com o propósito de estimular a leitura desde cedo e aproximar o aluno da sua cultura, enquanto o Ministério da Cultura, por sua vez, aumente os investimentos destinados à criação e a continuidade de bibliotecas, a fim de tornar possível o acesso e o hábito de ler. É imprescindível, também, que as ONG's realizem projetos sociais que esclareçam a importância de ler, promovendo a doação de livros e realizando leituras coletivas com a finalidade de estimular a prática e amenizar as dificuldades existentes para obter conhecimento. Assim, gradativamente, a frase da Mahatma Gandhi fará sentido para as mudanças que almejamos:"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente".