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Enviada em: 08/10/2019

Desde o iluminismo,entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro.No entanto,quando se observa a questão da educação digital inovadora no país,verifica-se que esse ideal iluminista é contestado na teoria e não desejavelmente na prática,e a problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade do país.Nesse contexto,torna-se clara a presença de uma educação tecnológica fragmentada ,bem como a adaptação as necessidades do mercado,que contribui para a persistência dessa problemática na sociedade.     É indubitável,que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema.Tal fato se reflete nos escassos investimentos governamentais,em qualificação profissional e em melhor suporte psicológico,medidas que tornariam o ambiente educandário mais coeso para os cidadãos,e devido ao não investimento em instrução tecnológica,que só pode resultar no constante aumento da segregação social.        Outro fator relevante,nessa temática,é a flexibilidade a vida moderna ,que ainda é agente ativo na manutenção e potencialização da autoaprendizagem entre a população brasileira frente à sociedade.Contudo,é fundamental pontuar as consequências de um estilo de vida voltado para o conforto : superação de limites,disciplina pessoal e o desenvolvimento profissional.Pois,de acordo com Durkheim,o fato social é uma maneira de agir e de pensar,dotada de exterioridade,generalidade e coercitividade.       É evidente,portanto,que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de um mundo melhor.Destarte,cabe à sociedade em parceira com a mídia,a fim de buscar conscientizar,disseminar,nos meios de comunicação,propagandas que mostrem aos cidadãos o que a dinamização do aprendizado tecnológico pode causar.Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire,a educação transforma as pessoas e essas mudam o mundo.Ademais,o Ministério da Educação(MEC) deve instruir nas escolas,palestras administradas por psicólogos,que discutam o combate aos desafios de uma educação digital sofisticada,a fim de que o tecido social se desprenda de certos tabus para que não viva a realidade das sombras,assim como na alegoria da caverna de Platão.