Envie sua redação para correção
    ''Quem inventou o transporte público certamente não faz uso dele!''. Essa frase é de Adriano Ialongo - renomado advogado brasileiro. Dessa maneira, mesmo com todo o desenvolvimento social e tecnológico presente, o transporte público ainda é um flagelo que prejudica e traz transtornos na vida de muitos cidadãos. Nesse sentido, vendo toda essa dificuldade, o setor privado resolveu, também, investir nesse meio.
      Em primeiro lugar, é importante salientar que, mesmo visando o lucro como objetivo principal, a iniciativa privada tem melhorado a vida da população e contribuído enormemente para a mobilidade urbana nos grandes centros. Segundo o jornal Oglobo, em um estudo realizado pela USP, foi constatado que, se não fosse pela ajuda do setor privado, o trânsito de São Paulo seria até 40% mais caótico. Torna-se claro, à vista disso, que as empresas particulares têm desempenhado um importante papel na translocação dos brasileiros.
      Ademais, outro grande fomentador dessa problemática sãos os desafios que os transportes alternativos trazem, consequentemente, para o cotidiano urbano, como: maiores chances de atropelamento, maior exposição do indivíduo, e a necessidade de criação de legislações específicas para cada tipo de condução. De fato, como disse o ex-primeiro -ministro Winston Churchill: ''Não importa a quantidade dos diferentes meios de transporte, mas sim suas qualidades'' Dessa forma, o desempenho, a comodidade e a segurança desses meios serão  de grande relevância para a adequada aplicabilidade de cada sistema.
      Fica evidente, portanto, que a iniciativa privada é imprescindível para uma boa mobilidade urbana brasileira. Nesse sentido, faz-se necessário que o Ministério dos Transportes incentive uma maior participação do setor privado na área dos transportes, por meio de incentivos fiscais e tributários, para que a captação de investimentos seja aumentada. Além disso, é preciso que a mídia denuncie todo tipo de falha nas diferentes modalidades
    de deslocamento. Só assim, a frase de Ialongo será ressignificada.