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Enviada em: 03/07/2019

O mundo dos negócios sempre foi dominado pelos homens, aqui no Brasil podemos ver isso desde a época colonial com seus comerciantes. Na contemporaneidade, o empreendedorismo é principalmente marcado pela figura masculina, onde a carência de grandes empresas está nas mãos dos homens. Nesse contexto, a importância do empreendedorismo feminino está presente na quebra de paradigmas atribuído às mulheres e no combate ao machismo.   Em primeira instância, a mulher é vista como sexo frágil, sendo reservado a elas os serviços domésticos. Quando o espaço que é dominado pelos homens, como negócios e futebol, é invadido por elas, esse padrão de "dona de casa" é totalmente desvinculado. Mesmo que o país tenha em sua maioria demográfica as mulheres, a atuação delas no mercado é muito pequena, pois é negado ofertas de emprego por serem vistas como incapazes apenas por serem mulheres. Portanto, podemos analisar que cada vez mais, as mulheres estão trocando as casas pelas universidades e estão crescendo no mercado.  Além disso, existe uma herança machista na sociedade brasileira contemporânea. Desde a colonização, os direitos das mulheres sempre foi agredido, onde as mesmas não podiam andar livremente sem autorização do pai ou do marido. Quando um mesmo cargo é ocupado por ambos os sexos, a mulher ganha menos que o homem, mesmo os dois tento a mesma carga de trabalho. Felizmente, algumas ainda resistem a esse pensamento e vão buscar o trabalho, se mostrando muitas vezes melhores do que os homens.  Infere-se, em suma, que o empreendedorismo feminino contribui para a mudança da visão da sociedade em relação às mulheres. Assim, as mídias, como principais influenciadoras, devem promover campanhas para incentivar as mulheres a começarem a pensar em entrar em outras áreas e as empresárias de sucesso devem promover palestras motivacionais para apoiar essa inserção das futuras empreendedoras.