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Enviada em: 05/07/2019

Principalmente na Idade Moderna, as mulheres eram impedidas de estudar, e com isso, a maiorida da elite intelectual era composta por homens, tendo, assim, negócios também geridas por eles. Porém hoje em dia no Brasil, a diferença empreendedora entre os sexos está menor, havendo mais empresas femininas; porém, ainda não atingiu a igualdade. Para tanto, incógnitas como a falta de incentivo às ideias empreendedoras para meninas desde a escola, como também a oclusão dá mídia sobre o assunto devem ser solucionados.  Nesse ínterim, no conto “Os Desastres de Sofia” de Clarice Lispector, a estudante Sofia é incentivada pelo seu professor a ser escritora ( sendo essa menina uma referência autobiográfica à própria escritora ), e se tornou, então, uma das maiores representantes da literatura do século XX. Logo, denota-se desse livro que muitas mulheres têm ideias e capacidades além do que a sociedade imagina, podendo inovar e criar algo novo, e os professores nas escolas não incentivam isso. Dessa forma, sem a correta ajuda, as alunas não desenvolvem corretamente suas características como líder e criadora de novos negócios. Ademais, a televisão tem um enorme poder de influência sobre a população, e deve ser usado para angariar apoio nas causas sociais. Entretanto, há pouca divulgação sobre o empreendedorismo feminino, fazendo com que a sociedade não pense no assunto, tampouco as mulheres, que não sentem espaço para começarem um negócio. Com isso, o país perde uma enorme quantidade de pessoas que podem inovar e aumentar a quantidade de produtos e serviços no mercado. Portanto, urgem medidas para que haja uma melhora no empreendedorismo feminino no Brasil. Para tanto, os meios de telecomunicações devem, através de novelas e propagandas, divulgar sobre as empresas mais bem sucedidas que foram criadas por mulheres, demonstrando as suas histórias de vitórias e derrotas, para que as brasileiras tenham um incentivo para começarem seu próprio negócio. Não obstante, cabe aos professores das escolas, desde o ensino fundamental até o médio, para que haja na grade curricular de história temas sobre a ascensão social feminina até os dias atuais, como também que sejam feitas gincanas com o tema “ empreendedorismo”, para que as alunas tenham o estímulo desde o começo de sua formação escolar. Dessa forma, haverão mais empresas comandadas por mulheres no Brasil.