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Enviada em: 12/07/2019

Segundo Zygmun Bauman, sociólogo polonês, a fluidez nas relações sociais, políticas e econômicas é característica da “modernidade líquida” vivida no século XXI. No Brasil, o empreendedorismo feminino é de grande importância para o progresso da sociedade, uma vez que contribui positivamente para a economia assim como representa uma intensa transformação social.    Referente à importância do empreendedorismo feminino, percebe-se que o intenso crescimento das atividades comerciais, promovidas por mulheres, no Brasil otimiza a economia do país. Segundo publicado pelo Monitor Internacional de Empreendedorismo, apesar da crise econômica vivida no país, nos últimos cinco anos, o crescimento do processo de implementar novos negócios, atividade na qual 52% é exercida por mulheres, gerou 6,5 milhões de postos de trabalho. Desse modo, nota-se que a coordenação feminina em atividades econômicas têm sido diretamente responsável pela recuperação, bem como retomada, do crescimento do país.     Além disso, o aumento do número de mulheres que estão à frente de empreendimentos, representa uma mudança na perspectiva de que o empreendedorismo é uma atividade exclusivamente masculina. Internacionalmente, o Brasil ocupa o décimo lugar na lista de países com o maior número de empresas lideradas por mulheres. Segundo o Panorama dos Pequenos Negócios, cerca de um terço das empresas brasileiras são dirigidas por mulheres. Cenário que reflete a quebra de paradigmas e conquista do público feminino frente ao mercado de trabalho, numa importante transformação social rumo à uma sociedade mais igualitária.     Ademais, tendo em vista a importância do empreendedorismo feminino, para a economia brasileira, é necessário que o Ministério da Economia, em parceria com os bancos, tome medidas para auxiliar no suporte ao início de empreendimentos assim como facilitar a obtenção de crédito. Outrossim, o Ministério da Educação, junto às escolas, deve promover palestras sobre a atividade empreendedora voltada para o público feminino, com o objetivo de incentivar as mulheres a investir em negócios próprios, buscando a igualdade em todas as atividades.