Materiais:
Enviada em: 17/07/2019

O empreendedorismo feminino tem se tornado cada vez mais presente no Brasil. Tal situação é consequência de uma série de fatores e teve início na 1ª Guerra Mundial, na qual houve a entrada das mulheres no mercado, o qual até então era presenciado apenas por homens, a fim de substituir o sexo masculino nos trabalhos. A partir disso, as mulheres vêm se tornando cada vez mais peças fundamentais para o mercado brasileiro e a importância do empreendedorismo feminino deve ser destacada.       Em princípio, deve-se destacar que segundo o jornal Globo, as mulheres ganham menos que os homens em todos os cargos e áreas. Isso deve-se à manutenção de um pensamento preconceituoso que inferioriza o sexo feminino ao masculino. Logo,  apesar de tal discriminação, as mulheres vêm conquistando cada vez mais o mercado, como mostra a revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, a qual relata que as mulheres são maioria entre os novos empreendedores. Assim, percebe-se que as mulheres nunca deixaram de se erguer e lutar para conquistar seu espaço no mercado brasileiro.            Somado a isso, é válido destacar a criação de diversos projetos a fim de estimular cada vez mais o empreendedorismo feminino. De acordo com a Pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), há aproximadamente 24 milhões de mulheres envolvidas na criação de um negócio. Para estimular esse empreendedorismo, foi criado o Sebrae Delas, um projeto que nasceu para incentivar, apoiar e orientar mulheres que transformam sonhos em oportunidades de negócios. Logo, percebe-se a importância do incentivo ao empreendedorismo feminino no Brasil.        Sendo assim, percebe-se a relevância da participação do Governo, que poderá estimular o público feminino, por meio de projetos sociais, realizados principalmente com a ajuda de especialistas na área do empreendedorismo, a fim de incentivar cada vez mais o sexo feminino a se impor e lutar para conquistar seu espaço no mercado. Além disso, ressalta-se a importância da mídia, grande difusora de informações, que poderá divulgar, por meio dos principais meios de comunicação, a importância da adoção dos projetos criados para a sociedade brasileira, a fim de propagar a todos os públicos sobre o assunto. Com isso, pode-se notar a importância do empreendedorismo feminino.