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Enviada em: 08/07/2018

George Orwell, autor do livro 1984, afirma que "a massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa". Sendo assim, refletir acerca do poder de controle dos meios de comunicação na sociedade brasileira é de extrema importância para o exercer da cidadania. Diante disso, deve-se analisar como o mercado midiático trabalha para que a massificação de valores seja moldada constantemente.       Em primeiro lugar, é notório que o poder de concentração de informações no país é restrito. Isso decorre da estrutura de imprensa desenvolvida desde o Brasil colônia, no qual o acesso a informação e o letramento era exclusivo da classe dominante. Por consequência, essa estrutura hierárquica perpetua-se ainda nos dias atuais, refletindo assim no poder midiático.        Além disso, nota-se ainda que o fortalecimento da superficialidade das notícias corrobora para a contínua manipulação da informação sob o interesse daqueles que a controlam. Isso acontece porque as notícias são direcionadas muitas vezes por viés lucrativos ou ideológicos. Exemplo disso, os líderes nazistas usaram os meios de comunicação a favor de seus interesses, persuadindo o público em cultuar seu governo totalitário. Dessa forma, é visível que a manipulação acontece seja pela seleção vocabular ou até mesmo pela diagramação das notícias.        Fica evidente, portanto, que é preciso discutir o poder midiático nas relações sociais de forma eficaz.  Em razão disso, o MEC em parceria com as escolas devem promover programas educativos que instiguem o desenvolvimento da criticidade dos educados de forma cidadã, como desenvolver o hábito de leituras alternativas de jornais, revistas e artigos científicos são fundamentais para que o acesso a informação não se restrinja à televisão e internet. Ademais, o Ministério das Comunicações através de pesquisas populares deve criar políticas públicas que integrem a sociedade democraticamente no poder midiático. Dessa maneira, o empoderamento social tornará a sociedade brasileira mais crítica.