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Enviada em: 06/07/2017

Com o advento da Revolução Técnico-Científica a partir da década de 70, ocorreu uma massificação dos meios de comunicação. No entanto, atualmente, esse potencial de disseminação de informações massificadas está sendo utilizado para a formação de valores e ideias distorcidos na sociedade atrelados ao consumismo, o que requer cada vez mais cautela na formação dos futuros cidadãos.       As propagandas são capazes de influenciar o comportamento dos indivíduos. Nesse viés, Hitler, sabendo dessa estratégia, fez uso de propagandas nacionalistas para atrair simpatizantes na II Guerra Mundial. Hodiernamente, elas são ainda mais eficientes graças à força das imagens em movimento, e, assim, os comercias concebem ideais associados à beleza, juventude e bens, como em propagandas de automóveis e cosméticos com atrizes e modelos famosas. Assim, cria-se uma pseudo-necessidade que, quando não satisfeita, gera frustração e, até mesmo, problemas psicológicos.       Além disso, a tecnologia é apresentada cada vez mais precocemente aos indivíduos. Esse contato antecipado possibilita que a personalidade, em formação, dos jovens seja moldada segundo os anseios capitalistas, baseados em esteriótipos corporais, padrões de vida e de consumo, isso gera como consequência a não aceitação do que é singular, seja para si mesmo ou para os demais, resultando em preconceitos e discriminações. Tal percepção já fora expressa pelo empirista John Locke em sua teoria, em que, para ele, as pessoas seriam como "tábulas rasas" que são moldadas de acordo com as experiências que as cercam.       Dado o exposto, infere-se que as tábulas rasas devem ser moldadas com base em valores críticos perante o consumismo e a alienação a que estão susceptíveis desde a mais tenra idade. Para isso, faz-se necessário que a família não exponha as crianças à mídia sem antes lhes oferecer uma base crítica mínima para diferenciar o útil do fútil, tornando-os adultos menos passíveis as influências midiáticas. Ademais, as escolas, através de aulas interdisciplinares, devem promover oficinas sobre as mídias e estratégias de marketing da atualidade desde o ensino fundamental, com o fito de formar cidadãos capazes de ler e interpretar as peças publicitárias e não serem mais apenas vítimas de suas armas.