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Enviada em: 13/08/2017

Os meios de comunicação são instrumentos fundamentais para a disseminação de conhecimento e de informação a sociedade, e podem ser considerados como influenciadores na construção de opiniões. Contudo, tal influência favorece a propagação de ideias restritas que anulam a ideia de democracia, uma vez que pode-se comparar a mídia como uma forma de ditadura.     Devido a existente concentração do poder de mídia no Brasil e em grande parte do mundo, a manipulação de fatos e do que é transmitido a população, acarreta numa relação em que uma parte da sociedade é ativa, ou seja, tem participação no que é veiculado, e a outra é a ouvinte e muitas vezes controlada pela camada ativa. Na América Latina, especificamente na Argentina, há uma lei em vigor que tende a regular os meios de comunicação do país, o que já foi alvo de críticas positivas da ONU, que submete a lei como um modelo para países latino americanos. No Brasil, por exemplo, a mídia é concentrada, em média, para seis grupos, incluindo fontes de imprensa escrita e televisivas.       Entretanto, o poder da mídia atravessa dimensões maiores do que a concentração e manipulação de informações, sendo um principal recurso para a publicidade e consequentemente, afetando diretamente a economia de uma região. A categoria alvo dos publicitários é a infantil. O consumismo entre crianças e adolescentes foi elevado por uma reação ao alto índice de propagandas produzidas especialmente para o público alvo, em que atinge seu ápice em datas comemorativas, sendo assim, o meio mais eficaz de gerar lucros em vendas e alavancar a economia, o que pode ser percebido em comerciais com a finalidade de estimular o desejo da criança através de imagens lúdicas e de personagens famosos entre os pequenos.     Dessa forma, a produção e exposição do que é transmitido necessita de uma análise mais democrática, visto que a veiculação de informações pode acarretar numa visão padronizada pelos controladores de mídia, e a difusão de preconceitos, além de que pode-se considerar as influências diretas ou indiretas nos âmbitos econômicos e políticos. Essa análise visa garantir uma concepção mais diversificada da sociedade, em que haja uma amplitude e a disseminação do respeito, e da diversidade cultural, através de projetos entre a população e os próprios difusores de conteúdo e de uma reeducação com a finalidade de se adquirir um posicionamento estruturado com bases mais fartas de conteúdos, evitando assim uma vulnerabilidade perante os meios de comunicação.