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Enviada em: 23/08/2017

As mídias exercem uma grande influência a população, de tal modo que muitos indivíduos espelham suas vidas em programas televisivos, bem como baseiam suas visões em apenas uma fonte de notícia, mesmo sem saber se ela é falsa ou não. Apenas absorvendo a esses dados sem questioná-los e  transformando–se em uma “massa de manobra midiática”.       As empresas midiáticas junto a indústria cultural- nome atribuído por Adorno e Horkheimer a formas de entretenimento que tentam desviar o “olhar” da população das causas sociais, sem ao menos uma reflexão acerca do conteúdo , mas que incentivam o consumismo– tentam seduzir a sociedade através de publicidades,revistas, filmes, novelas, rádio para que ela consuma a cultura, música, moda, o modo de vida dessas mídias, influenciando a vidas de seu público. Exemplo disso: os acessórios usados na época da novela O Clone que viraram moda entre as mulheres brasileiras.         Ademais, a manipulação também é recorrente em notícias, visto que a mídia também pode ser usada como um objeto de convencimento da população para uma causa que os setores dominantes da sociedade necessitam. Em vários períodos da história pode –se observar esse fato, como o uso da mídia por Hitler para promover o seu governo e alienar a sociedade,o uso dela no governo de Stalin para  auto promoção e do seu governo, atualmente, ela também foi usada para colocar a população brasileira á favor do impedimento do governo da ex-presidente.             Portanto, os meios de divulgação da  informação  podem influenciar as pessoas em todos os âmbitos da vida. Todavia, essa realidade pode ser mudada com duas ações: Uma delas pode ser feita por economistas em um projeto de palestras ás famílias, em escolas, sobre o consumismo gerado pelos meios de comunicação. Como também, cabe ás famílias a orientação de seus filhos e parentes sobre a procura de informações válidas e em mais de um veículo de informação, para que eles consigam ter um senso crítico acerca das informações em que têm acesso.Dessa forma, o brasileiro em um futuro próximo pode deixar de ser tão influenciado pelas mídias e se tornar inalienável.