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Enviada em: 04/10/2017

Não penso não existo só assisto    No século XIX,  no reinado de Dom Pedro II a mídia exerceu um papel fundamental para a decadência do seu império. Logo, a veiculação por parte dessa poderosa forma de  comunicação ajudou a  denegrir e formar opiniões desfavoráveis para o imperador. No hodierno não é diferente a mídia exerce um papel primordial em impulsionar o consumo é na formação ideológica social.     A tecnologia de informação evoluiu muito no mundo e isso é indispensável em uma sociedade globalizada. No entanto, no que se tange a mídia, essa exerce um poder muito forte em toda essa dinâmica. Dessa forma, de acordo com os ideários da escola de Frankfurt na Alemanha e na percepção dos estudiosos Adorno e Horkheimer, a massiva veiculação e exposição de produtos via recursos de comunicação são os  principais fatores para o consumismo desenfreado e desregrado da sociedade. Nesse ótica, publicidade bem elaboradas que trazem prazer e felicidade acabam proporcionando uma  pressão sob o indivíduo, dessa forma, acaba  acontecendo um processo de coersão, como consequência o consumo que na grande maioria das vezes são desnecessários.    Concomitante, é indubitável a importância ascendente de veículos de cominação atrelado a formação ideológica social. Logo, jornais, programas de televisão, novelas, dentre outros, são grandes responsáveis na formação de  opiniões a acerca de determinado assunto. Outrossim, acabam quase que de  forma invisível alienando  o sujeito pensante. Portanto, as consequenciais podem ser aterradoras, desde a perda do pensamento crítico individual, a uma sociedade que não consegue destingir o que de fato deve ser absorvido para sua acessão  como cidadão.     Mediantes a fatos supracitados é importante ser analisado até que ponto o poder da mídia não interfere de forma negativo no compartimento social. Dessa forma,  ONGs devem pressionar o poder público a criarem mecanismos que não deixem essas empresas abusarem do poder de coersão sob  o indivíduo. Isso pode ser feito através de leis que limitam o poder da indústria de massa. Outro fator a ser elencado, é a importância da sociedade e da família na conscientização das  crianças e dos  adolescentes sobre o consumo consciente para que não sejam alienadas a aquisição de bens materiais desnecessários. Ademais, é importante que professores, sociólogos dentre outros especialistas, façam  palestras em praça publicas, escolas e universidades explicando sobre a necessidade de não deixar que veículos de comunicação seja a principal fonte de formação de opinião individual, tendo assim uma necessidade de criticar o que está sendo explicitado. Dessa forma, teremos a formação de uma nação a qual busca o questionamento sobre qual paramento imposto.