Materiais:
Enviada em: 15/10/2017

Do “Pão e Circo” ao “X-Burger e Jornal”       A expressão “pão e circo” refere-se à atitude do Império Romano de criar atrações para distrair o povo. Segundo o censo de 2010, 95% das casas no Brasil possuem televisão, cujo conteúdo é acusado de manipular, gerando a dúvida: a estratégia romana permanece sendo praticada?       Mídia, é inegável sua presença, assim como sua influência. Moda, política, ideologia, informação, entre outras áreas, sofrem grandes mudanças graças à mesma. No entanto, é necessário cautela. É importante lembrar que seus produtores estão em uma empresa, e como tal, visam lucro utilizando certas estratégia para isso.       Em TVs e rádios a tática usual é a seleção de fatos que vão ao ar. Dessa forma, acabam induzindo muitos espectadores a verem apenas um lado da história e acabar seguindo esse posicionamento. No caso da internet, a estratégia consiste na divulgação de falsas notícias e informações, visando visualizações e "likes".       Tais artifícios funcionam por duas razões: a maioria ou demonstra preguiça de procurar por fontes e mais informações para checar sua veracidade, ou é atraída por notícias e informações trágicas e sensacionalistas. Ou seja, a passividade do público é o que garante a que a mídia tenha poder para influenciar.   Sendo assim, faz-se necessário acabar com este com-portamento. É função da população, pais e educadores criarem hábitos como a leitura e busca de informações permitindo uma postura ativa, em vez de aceitarmos apenas x-burguer e jornal.