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Enviada em: 18/04/2018

Dentro de toda forma de mídia (e propaganda) há a existência de formas de manipulação, criadas muitas vezes de modo que a população seja usada como massa de manobra para os ideais da empresa ou corporação. A interferência da mídia para os desejos dos mais poderosos já foi utilizada diversas vezes durante a história como durante o governo nazista em que seu lider convenceu grande parte da população a aceitar um dos maiores genocídios da história.        Da mesma forma como o ocorrido durante a Alemanha nazista as propagandas no Brasil influênciam o pensamento da população, sendo um grande problema enfrentado pela sociedade. A influência acentuda da mídia pode criar indivíduos ignorantes e ascender ainda mais os indíces de analfabetismo funcional, em que atualmente cerca de 70% da população ativa se enquadra como analfabetos funcionais tendo grandes dificuldades na interpretação de textos e fatos.         Assim sendo, muitas são as barreiras a serem enfrentadas para a resolução desse problemas, dentre eles estão a base currícular oferecida para o ensino médio e fundamental, que não exerce sua função de desenvolver o pensamento critíco e próprio dos alunos principalmente daqueles de escolas públicas, e também o fato da grande movimentação do dinheiro que ocorre pelos lucros ganhos pela manipulação da midía convencendo grandes massas a consumir determinado produto.        Portanto medidas são necessarias para resolver o impasse. Segundo o filósofo iluminista Emmanuel Kant "o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele, assim sendo, o MEC deve por meio da alteração do currículo educacional complementar as atividades da educação escolar proponto aulas de interpretação de texto para alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas para que esses alunos consigam analisar de forma critíca as midías, não se tornando parte de uma massa de manobra.