Envie sua redação para correção
    Em 2017, no Brasil, foram registrados 5.501 casos de intoxicação por agrotóxico, de acordo com o Ministério da Saúde. Vale ressaltar que 1/2 dos agrotóxicos mais vendidos no Brasil são proibidos em outros países por serem prejudiciais ao ser humano e a natureza. Portanto, vale frisar como o uso exacerbado de agroquímicos prejudica notoriamente a saúde humana e como isso mostra quão longe está indo a tolerância a esse veneno.   
      Em primeira análise, o uso excessivo de pesticidas comprometem a saúde tanto de quem consome como de quem produz. Isso acontece porque, em sua composição, os inseticidas apresentam compostos que, em excesso, acarretam problemas como doenças renais, infertilidade e, até mesmo, o câncer; enfermidades essas que, são responsáveis por cerca de 150 mortes ao ano no Brasil, uma vez que os agroquímicos estão presentes no ar e no solo e não apenas no alimento. 
      No que se refere à tolerância dos agrotóxicos no país, é possível perceber que a indústria alimentícia se aproveita da inocência dos consumidores e da falta de fiscalização nos setores agrícolas. Isso ocorre pois, boa parte dos brasileiros desmerecem a relevância de uma alimentação nutritiva ou não são informados de tal importância. De acordo com uma pesquisa feita pela fundação Oswaldo Cruz, os brasileiros consomem em média 7 litros de praguicidas por ano. Não é atoa que o Brasil é considerado campeão no uso de agrotóxicos. 
      Dessa forma, vê-se a importância em diminuir o uso de defensivos agrícolas e da criação de leis que punam o uso exagerado deles no alimento. Por isso, cabe ao Ministério da Saúde, em parceria com os meios de comunicação, alertar a população dos riscos causados por esses produtos químicos por meio de campanhas de conscientização para que o número de mortes reduza. Além disso, faz-se necessário uma visão mais rigorosa da Anvisa junto com o IBAMA e o Ministério de Agricultura no que diz respeito à liberação desses agrotóxicos no país. Assim, os impactos causados por a problemática em questão serão minimizados.