O uso de agrotóxicos no Brasil e no mundo

Envie sua redação para correção
    Mais saúde
          A utilização de agrotóxicos começou com o intuito de eliminar doenças, pragas e algumas plantas que prejudicavam o desenvolvimento das plantações. Antigamente se utilizava mais destes defensivos agrícolas, atualmente com os avanços tecnológicos presentes no campo e com a utilização de estufas a quantidade desse chegou a diminuir no mundo todo. Entretanto, no Brasil, ainda são muito utilizados, e causam graves doenças, como o câncer, tanto em pessoas que aplicam os produtos quanto nas que vivem perto desses, além de causarem prejuízos ao meio ambiente. 
          Segundo site da g1, 20% dos agrotóxicos do mundo é utilizado no Brasil, ficando assim como maior consumidor do produto, essa situação não é vista como algo bom para saúde brasileira. Os defensivos  agrícolas causam alterações cromossômicas nas pessoas que possuem o minimo de contato com esse, o que pode gerar um câncer no futuro, além de problemas neurológicos ou até mesmo gerar uma depressão no indivíduo após o contato.
          Ademais, os agrotóxicos atingem o meio ambiente de maneira direta após sua aplicação, fragilizam e reduzem a fertilidade do solo, ao atingir o ar e chegar na atmosfera desencadeiam a intoxicação de pessoas e de outros organismos, as águas quando contaminadas não podem ser utilizadas para outros fins,por não haver forma de tratamento a essa nessas situações. Em síntese, esses abusos contra o meio ambiente, viola o artigo 225 da Constituição Brasileira que oferece a todos os indivíduos uma natureza preservada, isso até mesmo para as gerações futuras, com o uso exagerado de defensivos agrícolas logo não terá terras ferveis nem águas puras para as próximas gerações. 
          Por conseguinte, é de total pertinência que haja a diminuição da utilização dos agrotóxicos e a conscientização da população brasileira sobre os ricos que esse traz a saúde. Criar campanhas que ensinem as pessoas a eliminar uma boa parte dos agrotóxicos presentes nos alimentos por meio de uma lavagem correta em casa, com  água filtrada e bicarbonato de sódio, por exemplo. Essas campanhas devem ser promovidas pelo Ministério da Saúde, que por meio da mídia, internet, panfletos e cartazes  conscientizará a população sobre os ricos desse, tendo assim a valorização de produtos mais orgânicos, o que causará uma diminuição nos prejuízos causados pelos defensivos.