O uso de agrotóxicos no Brasil e no mundo

Envie sua redação para correção
    Os agrotóxicos são produtos químicos que tem por objetivo combater pragas e proteger as plantações. Com o desmatamento para a agricultura, causou a morte de predadores naturais, aumentando as pragas nas plantações, consequentemente gerou o aumento do uso de agrotóxicos, motivo de doenças nas populações e poluições ambientais pelo mundo.
      Segundo a Fiocruz entre 1999 a 2012 morreram 2449 pessoas intoxicadas por agrotóxicos no Brasil. Mostrando que, por buscarem maiores produções, os agricultores utilizam mais produtos químicos em suas plantações, que ao se consumir esses alimentos, prejudica a saúde. Ao consumir altas taxas de agrotóxicos com o tempo vai surgindo doenças no individuo, o que deve ser fiscalizado pelo Governo, para diminuir o número de mortes tão alarmantes atualmente.
      Não são prejudicados apenas os seres humanos mas o meio ambiente também. Com o uso exagerado, esses produtos químicos não ficam apenas nas plantas, mas indo parar também no solo e em corpos de água, contaminando a natureza. Hoje se tem alternativas para minimizar os efeitos ao ser humano a ao meio ambiente, porém são muito caros o que encarece alimentos, assim mesmo com os benefícios não são muito usados, necessitando assim de mais investimentos em tecnologia para proteger os seres vivos em geral.
      Fica evidente, portanto, que no Brasil e no mundo são utilizados muitos agrotóxicos, causando doenças que podem levar a morte. Deste modo o Ministério da Agricultura deve ser mais rígido nas fiscalizações e elaborações de leis, que impossibilitem o abuso de substâncias quimicas nas plantações, protegendo a população. Além disso, o Governo pode investir mais nas universidades públicas, dando subsídio para pesquisas que substituirão o uso de agrotóxicos com medidas mais baratas, possibilitando o uso por todos os agricultores, assim os alimentos ficaram mais saudáveis e de qualidade.