Envie sua redação para correção
    Com o passar das décadas nota-se, no Brasil, o aumento do uso de agrotóxicos, buscando tornar a produtividade agrícola mais eficiente. Porém, devido à grande utilização, outros problemas são gerados afetando de forma negativa a população e o meio ambiente. Dessa maneira, é necessário que medidas sociopolíticas sejam tomadas, a fim de melhorar e tornar menos nocivo o emprego destes produtos químicos.
         Contando com vinte e duas intoxicações por dia, segundo o site observatório social, fica evidente a falta de fiscalização alimentícia no país. Isso afeta diretamente o consumidor que, ao comprar seus alimentos, não tem a ideia de que irão ingerir uma grande quantidade de substâncias que prejudicam o organismo.
         Tendo como base o meio ambiente, o acúmulo de resíduos no solo pode formar outros elementos tóxicos que, por sua vez, contaminam o lençol freático. Além disso, o arraste destes componentes pode poluir rios e lagos próximos à plantação, abalando a vida de pessoas e animais que dependem da água do local.
         Diante dos fatos citados é possível inferir que o Ministério da Agricultura deve intervir na produção agrícola, fiscalizando e exigindo dos produtores o comprometimento em não ultrapassar os limites permitidos. No âmbito populacional, cabe ao Ministério Público criar palestras e campanhas nas redes sociais alertando à todos sobre a importância da lavagem dos alimentos para evitar uma possível contaminação.