Envie sua redação para correção
    A Segunda Guerra Mundial deixou um grande excedente de nitrato, componente dos explosivos que, tomando outra direção, foi usado na produção de fertilizantes. Por outro lado, a indústria agrícola buscou aumentar a sua produtividade com o uso de agrotóxicos. Entretanto, esses compostos podem acarretar sérios problemas, tendo como causa seu caráter cumulativo, além da sua utilização irregular com concentrações acima do permitido. 
        Vale ressaltar que, os agrotóxicos disseminam-se rapidamente através da alimentação. Significa que, por atuar na base da pirâmide ecológica, tendem a acumular-se nos demais níveis tróficos da cadeia alimentar. Como consequência, ocorre a intoxicação dos consumidores desse alimento contaminado que, consequentemente, desencadearam sérios problemas de saúde e, em casos extremos, a morte. 
        Convém enfatizar também que, a busca pelo aumento da produção leva os agricultores a utilizarem uma quantidade exacerbada de agrotóxicos. Salvo que, mesmo após o Brasil tornar-se oficialmente industrializado a partir de 1970, o país ainda depende da economia agrícola. Por conseguinte, as indústrias agrícolas usam de todas as tecnologias possíveis, inclusive os agrotóxicos. 
        Portanto, para que a tecnologia no campo seja totalmente sustentável, medidas devem ser aderidas. Cabe ao Ministério da Agricultura, junto ao Ministério da Educação investir em pesquisar, com projetos nas universidades, com o fito de descobrir novos meios de produção que não prejudiquem o meio ambiente. Além disso, é responsabilidade da Anvisa intensificar a fiscalização, com adoção de punições mais severas, tendo como finalidade denunciar produtores que não estejam dentro do padrão permitido da utilização de insumos.