O uso de agrotóxicos no Brasil e no mundo

Envie sua redação para correção
    Com a Revolução Verde, o mundo passou a usar diferentes ferramentas no processo da agropecuária. Uma delas foi o agrotóxico, muito utilizado nos dias atuais. Sendo assim, para que os produtos agrícolas sejam consumidos, faz-se uso dessas substâncias químicas em grande parte do globo, incluindo no Brasil, a fim de combater pragas nas plantações. Entretanto, o uso de tais produtos pode ter consequências negativas.
      Primeiramente, a utilização de agrotóxicos pode resultar em malefícios à saúde dos seres humanos. Quando o indivíduo tem acesso direto a agrotóxicos, seja por contato ou por consumo, ele pode sofrer com intoxicação alimentar. Um exemplo disso é que, de acordo com o Programa de Vigilância da Saúde das Populações Expostas a Agrotóxicos, um milhão e meio de trabalhadores rurais sofre com intoxicação. Com isso, tais substâncias afetam negativamente o ser humano, evidenciando o perigo do consumo desse produto nocivo à saúde.
      Em segundo plano, o uso de agrotóxicos também é prejudicial ao meio ambiente, sendo, então, outro fator preocupante quando se trata dessas substâncias químicas. A partir disso, quando grandes empresas, ou até mesmo pequenos produtores agrícolas, utilizam esses produtos, os mesmos entram em contato com o solo. Com isso, esse solo ficará contaminado, o que pode resultar na impossibilidade de continuar com as plantações de um determinado local.
       Portanto, é imprescindível alterar o cenário agrícola não só do Brasil, mas do mundo como um todo. Sendo assim, o Poder Legislativo deve elaborar leis que exijam a diminuição do uso de agrotóxicos nos alimentos, já que os mesmos são nocivos à saúde dos seres humanos e ao meio ambiente. Além disso, as mídias (internet, televisão, rádio e jornais) devem alertar à população sobre os malefícios do consumo de alimentos com tais substâncias químicas, para que, assim, as pessoas parem de ingerir comida que contenha agrotóxicos, e busquem uma alimentação mais saudável.