O uso de agrotóxicos no Brasil e no mundo

Envie sua redação para correção
    A aplicação de agrotóxicos nas plantações agrícolas, quando usado na medida certa, contribui não só com o ecossistema, como também para a saúde humana. No entanto, enquanto a União Europeia ( UE) decidiu impor limites no emprego desses inseticidas; o Brasil, por outro lado, quer diminuir o rigor no controle de avaliação dessas substâncias. Caso isso aconteça será um retrocesso.
       Sabe-se que o uso acentuado de inseticidas ajuda na poluição do solo e da água. Mesmo assim, está em pauta no congresso um projeto que diminui o rigor da avaliação do impacto no meio ambiente. Esse projeto, caso aprovado, retira o poder de fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Ministério do Meio Ambiente (IBAMA); contando apenas, com a fiscalização do Ministério da Agricultura (MAPA). Caso esse projeto entre em vigor, a população é que será a maior afetada. Pois, a comunidade científica destaca que o aumento de pessoas com sintomas de depressão está estreitamente associada ao fato de se ingerir alimentos com grandes quantidades de agrotóxicos.   
          Ademais, a mídia televisa tem pouco interesse em divulgar os danos que os agrotóxicos causam. Evidência disso, é o programa "agronegócio", apresentado pela Rede Globo. Neste programa, enfatiza-se somente os benefícios que a agricultura traz para o País. Não se fala, por exemplo, que tais substâncias têm diminuído com a população de abelhas, responsáveis pela polinização. Não obstante, o que poucas  pessoas sabem, é que os membros da família Marinho, que controlam o grupo globo, também são donos de fazendas de produção agrícola. Esse é o motivo principal dessa emissora criar um programa que fale só desse assunto.
         Diante dos fatos mencionados, a sociedade deve se mobilizar por meio de iniciativa popular. Tal ferramenta pode ser usada com os seguintes objetivos:   vetar o aprovação da Lei que atenua o controle de agrotóxicos, cobrar dos atores políticos que o país se enquadre nas regras padronizadas pela (UE) quanto ao uso de agrotóxicos.