Envie sua redação para correção
    Os agrotóxicos são substâncias usadas para combater pragas que causam danos à agricultura. Com o seu uso, tem-se um maior controle sobre o plantio, evitando a perda de colheitas. Porém, esses compostos podem acabar trazendo danos à saúde quando ingeridos, além de outros problemas. Com isso, torna-se imprescindível o debate sobre o assunto.
    Por volta do final da década de 1950 e o surgimento da Revolução Verde, os agrotóxicos juntamente com os transgênicos, foram uma das principais descobertas que contribuíram para  a agricultura. A partir daí, o agronegócio tanto brasileiro, quanto mundial começou a investir na produção desses defensores agrícolas e no implante do desenvolvimento de organismo transgênicos com o intuito de modernizar a agricultura e na melhora do plantio colheita, além da mecanização em massa da mesma.
    Contudo, apesar do benefício já citado, os agrotóxico podem causar danos à saúde quando ingeridos em grandes quantidades. De acordo com o Instituto Fiocruz, a ingestão dessas substância podem ser responsável por diversas doenças, incluindo câncer. O Brasil é o país que mais consome agrotóxicos. Estima-se um consumo de 7 litros por brasileiro a cada ano. Além disso, os agrotóxicos causam danos ao solo e podem até mesmo chegar a degradá-los, devido à quantidade de substância químicas tóxicas que a terra acabará absorvendo. Com isso, fica em evidência a necessidade pela busca de métodos para substituir ou até mesmo eliminar esses pesticidas. 
    Tendo em mente esse quadro, pode-se concluir que o governo deve fomentar leis que acabam impedindo o uso desses agrotóxicos por parte do agronegócio, além de alertar a população em relação aos possíveis danos que eles podem causar. Outra possível solução é  a divulgação e difusão da agricultura familiar visto que, alimentos produzidos por pequenos agricultores estão, majoritariamente, livre de agrotóxicos. Isso seria possível através da criação de ONGs com o intuito de advertir a população sobre os benefícios da agricultura familiar e ensinar o manejo do plantio.