O uso de agrotóxicos no Brasil e no mundo

Envie sua redação para correção
    Ser ético é realizar uma ação pensando nas demais pessoas ou em outras gerações. A frase do filósofo contemporâneo  Hans Jonas deixa nítida a relação de ética que o governante deve ter com as questões referentes ao bem estar da população.Dessa forma, é valido analisar a maneira como o excesso de defensores agrícolas pode contribuir negativamente para o desenvolvimento da nação.
          Relativo ao consumo exacerbado de agrotóxicos no Brasil, atualmente ocupamos a primeira colocação no ranking mundial dos maiores consumidores desse veneno, segundo o site de notícias da globo o G1. Os motivos para o aumento no uso nas fazendas agrícolas é que eles são pesticidas isto é; acabam com as pragar que devoram as plantações. Entretanto, o seu uso constante pode alterar as células do corpo humano, visto que são também agentes mutagénicos e podem desencadear sucessivas mitoses, alterando o calendário biológico causando tumores, teratomas e até o câncer. Portanto, e inadmissível que o Estado continue a ignorar este grande fator de risco para toda a sociedade .
          Além disso, os desafios aumentam quando estes produtor em excesso acabam escorrendo pelo solo formando  enormes problemas a nossa fauna e flora brasileira como o problema da eutrofização. Que acontece quando  resíduos químicos, caem nos nossos rios, lagos e nascentes e causam um baixo nível de oxigênio pela contaminação da água, podendo acarretar na morte aquática de diversos animais no local. Além de, trazer grandes prejuízos aos cofres públicos e acabar com um dos nossos meios mais preciosos que é a água. Inegável que, o Poder Judiciário  tenha total responsabilidade pela má fiscalização nas fazendas do país.      
          Diante dos fatos expostos, medidas devem ser tomadas afim de garantir uma ética constitucional segundo Jonas. Para isso, o Governo deve aumentar os recursos e o efetivo de policiais para fiscalizar o consumo de defensores agrícolas no por parte dos produtores alimentícios e também aplicar multas caso haja irregularidades no uso dos pesticidas. Ainda o Governo, deve proibir e regulamentar todos os pesticidas que forem agentes mutagénicos, por meio de sanções e leis. Ademais, a sociedade deve se mobilizar por meio de passeatas e manifestações em locais públicos ou até mesmo usando meios de comunicações globais como a Internet, Tv e o Rádio pressionando o Estado a sair do ranking mundial de maiores consumidores de pesticidas. Para somente assim com essas ações sermos uma população saudável e desenvolvida ecologicamente.