Envie sua redação para correção
    É notório que o uso de agrotóxicos utilizados para aumentar a produção traz divergências de opinioes. Dentre tantos motivos relevantes temos: os agravos a saúde e meio ambiente bem como a falta de fiscalização por parte dos órgaos responsaveis. Faz-se necessário a tomada de medidas para diminuir o uso abusivo desses produtos.
          Em primeiro lugar, deve-se ressaltar que os agrotóxicos são substâncias químicas utilizadas para aumentar a produção agrícola. Porém o uso abusivo e desordenado gera diversas consequencias, como: intoxicaçao do trabalhor rural que manuseia tal produto muitas vezes sem o equipamento de proteçao individual (EPI), o consumidor final que ingere produtos agrícolas com níveis elevados dessas substancias ocasionando intoxicaçoes graves e o meio ambiente com a contaminação do solo e da água.
          Outro aspecto a ser pontuado, é a falta de leis que regulem a utilização de agrotóxicos bem como a baixa fiscalização por parte dos órgãos responsáveis faz com que haja um aumento significativo do uso de forma abusiva que por vezes também é usado em tentativas de auto extermínio.
          Diante do exposto, faz-se necessário a tomada de medidas para o controle e a diminuição do seu uso. Cabendo ao Governo a elaboração e aprovação de leis que regule o seu uso, delegando ao Ministério da Agricultura e a Agência Nacional de vigilância Sanitária (ANVISA) a fiscalização e a análise de insumos agrícolas nos níveis tolerados. Ao Ministério da Saúde através das Secretarias de Saúde e de Vigilância a Saúde, o acompanhamento da saúde desse trabalhador rural realizando exames periódicos afim de evitar o aumento e permanência dos casos de intoxicação. Alem do incentivo a uma agricultura com menor impacto ambiental e sustentável através de campanhas publicitárias educativas e capacitações, como disse Paulo Freire, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.