Envie sua redação para correção
    No livro "O tempo e o vento" de Érico Veríssimo no primeiro volume "O continente" é narrado um problema encontrado na plantação de Maneco Terra: pragas estavam destruindo tudo que ele havia plantado. Uma alternativa para combater esse problema, na contemporaneidade, foi a criação de agrotóxicos que durante a Segunda Guerra Mundial foram utilizados como arma química. Hoje, sua utilização apresenta prejuízos para a saúde humana, por isso a sua utilização deve ser revista.
           Deve-se salientar que enquanto que para Tales de Mileto tudo era feito de água, a realidade mundial apresenta um grande número de alimentos "feitos" de agrotóxicos. Cerca de 1/3 dos vegetais que o brasileiro consome apresentam resíduos agrotóxicos acima dos níveis aceitáveis. Isso evidencia um problema, uma vez que parte da população desconhece que está ingerindo esses resíduos junto ao alimento. Ademais, a maioria dos países utilizam esse recurso como única ferramenta para a manutenção das plantações e isso coloca o Brasil como líder do ranking dos países que mais consomem agrotóxicos no mundo junto dos Estados Unidos,China e Japão , segundo O Globo.
          Em decorrência disso a saúde humana estás sendo afetada, seja pela ingestão dos alimentos com excesso de agrotóxicos ou pelos profissionais que aplicam esse produto. No Brasil cerca de 2500 pessoas morreram intoxicadas por agrotóxicos entre 1999 e 2012, além disso a ingestão desse produto pode ocasionar câncer o que compromete mais ainda a saúde da população mundial. continuar sendo utilizado será causa de mais mortes. Outrossim, muitos profissionais responsáveis pela aplicação de agroquímicos não possuem as devidas capacitações e equipamentos de segurança, o que contribui para o elevado número de pessoas mortas por intoxicação.
           Fica claro, destarte, que apesar dos agrotóxicos controlarem as pragas, eles também são nocivos à saúde. Para reverter essa problemática é necessário que o Ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com centros de pesquisa de outros países criem um plano para reduzirem o uso de agrotóxicos na proporção que investem parte do dinheiro gasto nesses biocidas para pesquisas, cujo objetivo será encontrar uma alternativa para substituir essas substâncias. Dessa forma, seria controlado os prejuízos causados e proporcionado uma melhor qualidade de vida na ingestão de alimentos.