O uso de agrotóxicos no Brasil e no mundo

Envie sua redação para correção
    Desde o período colonial o Estado brasileiro tem se comportado como um país agroexportador. Vale ressaltar que, esse processo vem sendo intensificado ,desde a Revolução Verde, com o uso de agrotóxicos que aumentou a produtividade brasileira o tornando um dos maiores produtores de commodities do mundo. Porém, todo esse desenvolvimento econômico está "custando bem caro " para os brasileiros já que o uso indiscriminado desses produtos são prejudiciais tanto à saúde quanto à natureza.
       Mormente,o Brasil está entre os cinco países que mais utilizam pesticidas no mundo, afirma o Ministério da Agricultura. Tal fato é uma das principais causas de problemas de saúde (intoxicação alimentar, câncer ou até má formação fetal dos bebês), ou seja, pode afetar diretamente a população brasileira podendo até ser irreversível caso continuem não dando a devida  importância para essa dura realidade. Logo, esse é o alto valor que o povo brasileiro está "pagando" para manter a balança comercial favorável.
         Ademais, o uso de herbicidas acaba impactando ao meio ambiente em uma velocidade nunca antes vista. Vale ressaltar que, há contaminação do solo, da água e dos seres vivos, pois esses produtos usados na agricultura são bioacumulativos (não degradado no meio ambiente). Então, novamente a população é atingida direta ou indiretamente pelo uso de agrotóxicos que são manejados de forma frenética sempre almejando mais lucros. Sendo assim, mais uma vez a lucratividade é posta em xeque em detrimento ao desenvolvimento social e natural.
            Destarte, o uso exponencial de agrotóxico vem comprometendo o ecossistema e a saúde da população brasileira. Para reverter essa situação, é mister que exista uma maior fiscalização por meio do Ministério da Agricultura ao campo e trabalhadores para manejarem o solo e alimentos de forma adequada para que o uso abusivo desses produtos não comprometa mais a saúde de quem consome, caso haja transgressão dessas leis o Governo proíba o comercio com essas fazendas.