Envie sua redação para correção
    Refletir sobre o uso de agrotóxicos apresenta-se como relevante necessidade à sociedade brasileira. Impera, nesse contexto, analisar que é um problema em escala mundial, porém o Brasil ocupada a posição dos que mais consomem agrotóxicos no mundo. Dessa forma, é preciso entender suas verdadeiras causas para solucionar essa situação.
      Atentando-se para a característica da generalidade do fato social de Durkheim, entende-se que propagação de tendências individuais interfere na sociedade como um todo. Logo, ao verificar os pontos negativos por causa da quantidade de defensivos agrícolas utilizados, nota-se que, por exemplo, as grandes indústrias visam o maior lucro no final do mês, com isso precisam fazer com que os produtos tenham maior duração e fiquem mais "chamativos", já que quanto mais duros e com cores mais bonitas maior é o uso dos agrotóxicos.
      Outro ponto importante, nessa discussão, é acerca dos problemas de saúde que são ocasionados por esses venenos. Observa-se que é prejudicial tanto pra quem aplica, quanto pra quem se alimenta, podendo surgir doenças como câncer, danos no fígado e rins. O mundo, está cada vez mais querendo as coisas com mais facilidade possível, ou seja, alimentos embalados e aqueles com mais durabilidades são melhores vistos pelo mercado consumidor.
      Intervir nas necessidades de romper com o uso excessivo de agrotóxicos é, portanto, indispensável para promover as transformações sociais requeridas. Nessa perspectiva, é preciso que o Ministério da Agricultura, fiscalize todas as plantações e atribua à elas o máximo de defensivos que poderão ser utilizados. É válido também, o uso de produtos totalmente orgânicos, e caso não puder comprar esse, deve sempre lavar bastante todas as verduras, legumes e frutas antes de ingerir. Com a efetiva prática dessas medidas, será possível viver em uma sociedade mais saudável.