Envie sua redação para correção
    Agrotóxicos são substâncias usadas em plantações para controle e extermínio de pragas e doenças nas plantas. Como o seu próprio nome já diz, é tóxico para humanos além de prejudicial ao solo.
    O Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo, chega a ser 7,3 litros por pessoa durante o ano, sendo que apenas no Paraná é usado 8,7 litros, segundo o G1. Pesquisas feitas pelo Ministério da Saúde e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) indicam que seu uso causa doenças como câncer, endometriose em mulheres, distúrbios de comportamento e até mesmo má formação fetal, também já é possível identificar que está presente no leite materno pela ingestão de produtos que contenham agrotóxico.
    Grandes consequências decorrentes das substâncias ocorrem na natureza, os produtos deixam o solo pobre e danificam sua fertilidade e quando chegam a água de riachos, rios e lagos, contaminam-a, causando danos tanto para os animais que ingerem-a quanto para os peixes e plantas aquáticas. Isso causa um desequilíbrio na cadeia alimentar. 
    É necessário medidas para que seja contido e até mesmo extinto o uso de agrotóxicos na lavoura. Como, por exemplo, Ministério da Agricultura em parceria com a Justiça Federal elaborarem leis para determinar a quantidade máxima de agrotóxicos a serem usados e proibição de agrotóxicos que já foram proibidos no resto do mundo, assim como palestras organizadas pelo Ministério da Agricultura e Ministério da Educação em escolas agrícolas para alunos e seus familiares em práticas naturais para controlar pestes e doenças das plantas.