O uso de agrotóxicos no Brasil e no mundo

Envie sua redação para correção
    A dose letal de cada dia
    O documentário " O veneno está na mesa" enfatiza a problemática sobre os danos causados pelo uso de agrotóxicos na agricultura familiar e em produções de escala comercial. Hoje é perceptível que a economia mundial está cada vez mais voltada para a produtividade,  e não para a qualidade de uma alimentação saudável através de um desenvolvimeto sustentável.
    A medida que o agronegócio torna-se protagonista do Produto Interno Bruto brasileiro, mais áreas são desmatadas para a agricultura e pecuária. Ao passo que o cenário agrícola se modifica através da interferência de empresas maiores, há um desvio de pesticídas para agriculturas menores. Essa ação leva a intoxicações por parte dos agricultores (as), ocasionado também o desencadeamento de doenças crônicas, como a hemodiálise.
    É válido ressaltar que, por meio de um sistema baseado na monocultura existe um forte índice para que o inseto-praga aumente na lavoura. Com o uso de produtos químicos, estes acabam selecionando indivíduos de alta resistência, por consequência disto dobra-se a quantidade de veneno aplicada a cada plantio, esse ato causa contaminação de afluentes e solos.
    A fim de diminuir gradativamente o uso de agrotóxicos é necessário, investir na tecnologia do controle biológico cuja premissa é o comando de um inseto-praga por outro ser vivo. É possível realizar está medida através de projetos de extensão nas Universidades, que uniram o ensino, pesquisa e extensão ao campo. Cabe ao governo destinar aparatos como o aumento de verbas destinadas a pesquisa nas instituições federais.