Envie sua redação para correção
    Agrotóxicos são substâncias usadas em plantações para controlar e exterminar pragas e doenças. Sua origem pode ser biológica ou química. Para humanos, animais e natureza é extremamente prejudicial pois traz doenças e poluição além do solo onde foi aplicado ficar frágil e menos fértil que o normal.
    A taxa de agrotóxicos consumidos por pessoa no Brasil é de 7,3 litros, apenas no Paraná chega a ser 8,7 litros, segundo o G1. Algumas das substâncias liberadas no país são proibidas no resto do mundo o que gera uma preocupação pois segundo Pesquisas feitas pelo Ministério da Saúde e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) indicam que doenças como câncer, endometriose, má formação fetal e distúrbios comportamentais podem ter influência do uso de agrotóxicos. 
    Os produtos ao entrarem em contato com a natureza, empobrecem o solo e alteram sua fertilidade. Ao chegarem em riachos, rios e lagos, contaminam-os, causando danos para quem ingere a água e também para animais e plantas aquáticas, visto que alteram as propriedades da água. 
    É necessário medidas para conter e extinguir o uso de agrotóxicos na lavoura como uma parceria entre a Justiça Federal e Ministério da Agricultura para determinação de quantidade máxima a serem usados e proibição de produtos que não são mais liberados em outros países. Também, é fundamental palestras promovidas pelo Ministério da Educação e Ministério da Agricultura em escolas para pais e alunos sobre práticas naturais para controle de pragas e doenças nas plantas.