O uso de agrotóxicos no Brasil e no mundo

Envie sua redação para correção
    O arcadismo, escola literária do século XVIII, apregoou o contato do homem com a natureza. Muitos séculos depois, a ideologia árcade se mostra discrepante da realidade brasileira. Isso porque o  uso dos agrotóxicos vem provocando impactos negativos na realidade nacional. Para compreender esse quadro, é preciso analisar a influência política do agronegócio e os danos à saúde provocados por essas substâncias.
          Em primeiro lugar, observa-se que a bancada ruralista no Congresso Nacional dificulta a aprovação de leis de combate ao uso de agrotóxicos. Segundo levantamento do jornal O Globo, muitos deputados e senadores são representantes diretos dos grandes produtores rurais. Como os agrotóxicos aumentam a produtividade e os lucros dessa parcela da população, leis que combatem o uso indiscriminado de agrotóxicos não conseguem ser aprovadas. Com efeito, a legislação se torna leniente em relação ao uso desses produtos químicos.
          Nesse contexto, o uso dos agrotóxicos provoca doenças na população brasileira. Isso porque quando esses compostos químicos são disseminados nas plantações, eles atingem o solo, penetram nos lençóis freáticos e contaminam os alimentos. Dessa forma, essas substâncias atingem os brasileiros e provocam doenças, mesmo naqueles que vivem longe das zonas de plantio. Esse quadro ilustra o fenômeno da magnificação trófica nos sistemas biológicos, em que um elemento tóxico atinge diversas escalas da cadeia alimentar.
          Sob essa perspectiva, percebe-se que a questão dos agrotóxicos está relacionada à dinâmica política e a problemas na saúde pública. Para combater esse cenário, é preciso que a mídia, junto a ONGs ligadas ao meio ambiente, informe à sociedade sobre os malefícios dos agrotóxicos, por meio de palestras e debates na TV, rádio e redes sociais, a fim de que a população pressione os congressistas em relação à aprovação de leis de controle do uso de agrotóxicos. Dessa maneira, a natureza, tão valorizada pelos árcades, e a saúde da população brasileira serão preservadas.