O uso de agrotóxicos no Brasil e no mundo

Envie sua redação para correção
    Pode-se perceber que o uso de agrotóxico no Brasil e no mundo tem se tornado uma grande problemática, haja vista os males que os defensivos agrícolas têm causado a indivíduos ligados ao uso dos mesmos na agricultura e a quem os consome. 
     Informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária comprovam que o Brasil é o terceiro maior consumidor de agrotóxicos no mundo. Os riscos para quem consome pode estar presente em alimentos aparentemente saudáveis por serem mais brilhosos e maiores, não obstante, os mesmos na maioria das vezes apresentam resíduos de pesticidas acima do permitido, como é o caso dos hortifrutigranjeiros.
     É válido ressaltar, que os riscos para agricultores que não possuem estrutura adequada para o manejo de agroquímicos é ainda maior, uma vez que, a exposição aos produtos podem causar inúmeras doenças e até mesmo levar ao cancer. O programa de Vigilância da Saúde dos Produtores Expostos a Agrotóxicos da Universidade de Campinas, afirma que 1,5 milhões de Produtores Rurais estão intoxicados no campo, o que comprova a tese. 
     Sendo assim, é de suma relevância que o estado se faça mais rígido em relação ao uso de agrotóxico nas plantações, bem como é importante a participação de órgãos como a Anvisa e o Ibama na rigidez da fiscalização e na avaliação das possíveis consequências para a saúde humana e o meio ambiente. A conscientização por parte dos meios de comunicação também é significativa para alertar Produtores Rurais quanto aos riscos do uso dos agroquímicos.