O uso de agrotóxicos no Brasil e no mundo

Envie sua redação para correção
    O final do século XX foi marcado pelo fim da Guerra Fria e a ascensão do capitalismo na esfera global. Além disso, o aumento da produção agrícola pelo uso de agrotóxicos ampliou o prazo de validade das mercadorias. Diante desse panorama é necessário fazer uma reflexão acerca da alimentação brasileira na contemporaneidade e as possíveis consequências para a Saúde Pública. 
           É indubitável, de fato, que para o crescimento da economia de um país exista um mercado consumidor, pois vivemos em uma sociedade em que o lucro de poucos prevaleça sobre a qualidade de vida de uma grande parcela da população. Atualmente, muitas pessoas estão comprometendo sua saúde consumindo produtos sem a devida fiscalização dos órgãos competentes. Além disso, alguns indivíduos não dispõem de capital suficiente para se alimentarem de maneira adequada e acabam consumindo alimentos com baixo valor nutricional, ficando susceptíveis a diversas patologias. 
          No que tange a crise da finanças públicas do Brasil,nos dias atuais, há um déficit considerável para a Saúde Pública. Haja vista que a existência de outras áreas de igual importância contribui para que seja pequena a fatia de recursos destinados aos Programas do Sistema Único de Saúde, prejudicando assim o tratamento dos pacientes. De acordo com dados divulgados recentemente pelo canal Brasil,na última década houve um crescimento no número de câncer de intestino associado a ingestão de comida contaminada pelo excesso de defensivos agrícolas. 
      Infere-se, portanto, que é a qualidade de vida dos brasileiros está comprometida. Então, cabe a cada cidadão participar dos debates promovidos por ativistas sociais, indo aos encontros que acontecem em espaços de convivência comuns como as praças, a fim de discutir os malefícios causados à saúde pelo uso desenfreado de agrotóxicos e encontrar alternativas de substituição com baixo custo.E,dessa forma, construir uma sociedade que preza pelo bem-estar comum.