Envie sua redação para correção
    A formação do Brasil teve a agricultura explorada desde o período colonial com a monocultura do açúcar até os dias atuais com as grandes exportações de soja e café, fato esse que leva a uma constante inovação da área com mecanismos como os agrotóxicos que aceleram a produção e conservam por mais tempo os alimentos.Porém, o uso de pesticidas quando colocado "Sobre a balança", tem seus pontos positivos superados pelos negativos, sendo tal um vilão a saúde e ao meio ambiente. Diante dessa perspectiva, caba avaliar os fatores que favorecem esse problema.
     O agronegócio é uma das principais fontes de renda de grande parte do mundo. Levando em consideração os dados da ONU, os quais  indicam o Brasil como terceiro maior exportador agrícola ,era de se esperar uma alta preocupação com os alimentos fornecidos tanto para fora, quanto os comercializados nacionalmente. No entanto, o cenário é oposto resultando em várias pessoas intoxicadas pela utilização dos agroquímicos. Segundo, a FioCruz(Fundação Oswaldo Cruz) mais de dois mil indivíduos foram mortos em 13 anos por praguicidas. Isso, comprova a necessidade de uma regulamentação para seu manuseio.
    Além disso, é crucial, salientar a gestão governamental brasileira, a qual ainda prioriza as grandes empresas agrícolas ao invés de dos pequenos produtores, os quais poderiam oferecer alimentos não tóxicos à saúde da população de forma mais ampla e evitaria o contanto dos trabalhados rurais com os inseticidas, e por ser uma forma de cultivo orgânica é menos danosa ao meio ambiente. De acordo com o jornal Estadão, a Dinamarca está caminhando para ser um país 100% orgânico refletindo de maneira positiva em seu  IDH e em sua economia. Nesse sentido, o Brasil pode superar a problemática dos  agrotóxicos se espelhando no exemplo citado.
    Portanto, com base no texto a cima é necessário uma ação do Legislativo frente a falta de regulamentação eficiente, estabelecendo quantidades pautadas em pesquisa de Instituições científicas  em Centros Acadêmico,  na própria população que por meio de plebiscitos poderiam oferecer sua opinião  com relação ao uso dos pesticidas e ainda dos grupos defensores do meio ambiente e da saúde, por vez promovendo uma maior integração da sociedade no quadro em questão. Ademais, O governo poderia fazer parcerias público- privadas com os pequenos produtores rurais para abaixar os preços dos alimentos orgânicos e torná-los mais acessíveis aos consumidores, a fim de reduzir os impactos causados pelos pesticidas e fornecer melhor qualidade de vida aos cidadãos brasileiros.