Envie sua redação para correção
    Segundo Jean Piaget, psicólogo, o principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas, e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram. Um quadro contrário do que acontece no Brasil atualmente, onde o uso inconsequente e largo de agrotóxicos vem aumentando no decorrer dos anos, afetando de maneira prejudicial a saúde dos brasileiros, flora e fauna do país.     
                O Brasil se encontra no patamar de país que mais faz a utilização de agrotóxicos no mundo, fazendo inclusive o uso de alguns proibidos em grande parte do mundo. A proposta inicial desses pesticidas era de proteger as plantações de pragas e consequentemente melhorar a produção agrícola, porém, eles têm um certo efeito rebote, que acaba danificando o solo, tornando-o mais pobre e aumentando sua dependência dessas substâncias tóxicas para continuar a produção dos alimentos, o que acarreta o uso contínuo pelos agricultores, que segundo os mesmos não é possível uma grande produção sem o uso dos agrotóxicos. Repetindo assim o erro de gerações passadas, ao contrário da ideia do psicólogo.
                Após o início da utilização desses produtos pelos agricultores, o número de intoxicações alimentares no país aumentou no decorrer dos anos, de acordo com dados do SUS (Sistema Único de Saúde), demonstrando a consequência de seu uso a curto prazo. As consequências a longo prazo são desconhecidas, o que mostra o perigo envolvido em sua utilização. Atualmente um terço dos produtos encontrados no mercado tiveram agrotóxicos utilizados em sua produção, deixando o cidadão brasileiro sem opções de alimentos mais "saudáveis", obrigando-os a consumirem os alimentos intoxicados e correndo riscos à saúde por conta destes. Uma situação que vem se repetindo durante os anos, não havendo novas alternativas que mudem a situação, contrário a ideia de Jean.
                Sendo assim necessário atitudes que possam reverter esse quadro. o Governo unido ao Ministério do Meio Ambiente deveriam aderir ao país o sistema de agroecologia, influenciando os agricultores do país e empresas à aderir esta modalidade, que consiste em desenvolver um estilo de agricultura mais sustentável,tendo o uso desses fertilizantes químicos reduzidos ou eliminados, assim o solo não perde nutrientes e continua produzindo alimentos, acabando com os problemas da sociedade e flora. Sendo assim as novas coisas a serem feitas, como dito por Jean Piaget.