O uso de animais em pesquisas e testes científicos no Brasil.

Envie sua redação para correção
    Uma cura polemica 
          Todos os animais que serão utilizados em laboratório são nascidos e criados em Biotério e o seu uso se restringe às experiências científicas. Pode parecer algo cruel utilizar seres vivos para testes em laboratórios, mas através desses testes feitos em espécies como ratos de laboratórios, fazem com que os cientistas descubram vacinas, remédios e etc.
            Qual a importância da utilização de animais na pesquisa científica? andes avanços na saúde pública foram propiciados à humanidade, graças à utilização de animais na pesquisa científica. Podemos citar como exemplos a descoberta e o controle de qualidade de vacinas contra a pólio, o sarampo, a difteria, o tétano, a hepatite, a febre amarela e a meningite. Testes com animais também foram essenciais para a descoberta de anestésicos, de antibióticos e dos anti-inflamatórios, de fármacos para o controle da hipertensão arterial e diabetes, da dor e da asma, para tratamento da ansiedade, dos antidepressivos, dos quimioterápicos, e dos hormônios anticoncepcionais. Atualmente, vários trabalhos estão sendo desenvolvidos em laboratórios brasileiros visando a descoberta de vacinas e medicamentos para a malária, a aids, dengue, tuberculose e outras doenças. Poderíamos, portanto, dizer que os animais experimentais são grandes responsáveis pela sobrevivência da raça humana no planeta.
          Por que não é possível abrir mão desse tipo de experimentação? Embora técnicas altamente sofisticadas e equipamentos com alta tecnologia sejam necessários para que algumas pesquisas sejam realizadas, em virtude da complexidade da célula biológica, o uso de animais de laboratório ainda é necessário para sua execução. Vale ressaltar que vários pesquisadores, no Brasil e no exterior, já desenvolvem grandes esforços visando a descoberta de métodos alternativos, para que algum dia os animais não sejam mais necessários ou utilizados em pesquisas experimentais. Atualmente, porém, somente em alguns poucos casos a Biologia Celular e Molecular, através de técnicas de cultura de tecidos, e simulações computacionais oferecem essa possibilidade. Neste sentido, é um grande equívoco, irresponsabilidade e desconhecimento da realidade ir para a mídia afirmar que os animais não são mais necessários para a descoberta de novas vacinas, medicamentos e terapias.
    
          Portanto, mesmo que pareça ser cruel, o uso de animais em laboratórios atualmente, parece ser indispensável, para as novas descobertas cientificas, e para o avanço da medicina, um exemplo brasileiro, é o instituto Butantan, que faz experimentos e estudos na área médica, e estudam os  venenos de cobras e trabalha em fazer antídotos